Jornalista Augusto Ittner embarca dia 17
O coordenador de jornalismo do Jornal de Santa Catarina, Augusto Ittner, viaja dia 17 de outubro para Portugal, onde fará especialização em jornalismo digital na cidade do Porto.
Em 2019, Augusto foi o líder do projeto multimídia “Dr. Blumenau: uma história que começa no centro da Alemanha”, que venceu o Prêmio NSC de Jornalismo em 2019. A viagem aconteceria em 2020, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19.
Augusto viaja representando o time composto por Vanessa Moltini, Adriana Krauss, Everton Siemann, Maiara Santos e Aline Costa da Silva, todos fundamentais na execução do brilhante trabalho. À época, foram percorridos 4,5 mil quilômetros na Alemanha para repetir os principais passos da história de Hermann Bruno Otto Blumenau.
Para a apuração do conteúdo, Augusto percorreu o trajeto que começou na pequena cidade onde Hermann nasceu (Hasselfelde, no centro da Alemanha) e foi até os grandes municípios como Hamburgo, no Norte, onde Dr. Blumenau embarcou para o Brasil. Foram 17 reportagens publicadas no santa.com.br, 14 páginas de uma grande reportagem seriada no impresso do Jornal de Santa Catarina, cinco reportagens em áudio produzidas exclusivamente para a Atlântida FM Blumenau e mais cinco VTs para a NSC TV.
– O principal deste material especial não foi o fato de ele ter sido multimídia e com conteúdos feitos, de fato, exclusivamente para cada plataforma. Foi o legado que ele trouxe à história de Blumenau – avalia Augusto Ittner.
O jornalista fará o curso na Flag, uma das principais instituições de aprimoramento em comunicação em Portugal. Também estão incluídas no roteiro visitas a veículos históricos de comunicação em Lisboa e Porto.
O Prêmio NSC de Jornalismo será retomado em 2021 com novas categorias e o objetivo de valorizar conteúdos de qualidade, inovação e aprofundamento. As inscrições dos trabalhos começam dia 1 de novembro. Maiores informações sobre o prêmio serão divulgadas em breve.