Os participantes da primeira edição do Hackathon NSC passaram a madrugada em claro no último final de semana cocriando novas formas de pensar a comunicação do futuro em Santa Catarina. Realizada em Florianópolis, a maratona reuniu 39 participantes de diferentes estados. Durante 32 horas, eles contaram com o apoio de 30 mentores, dentre eles especialistas em comunicação, empresários, desenvolvedores e investidores.

Seis nomes referências no mercado foram convidados a ocupar a banca de jurados no Hackathon. Bruno Watté e Luciano Moura, diretores da NSC junto a Rodrigo Lossio da Dialetto, Jailson de Sá do Acontecendo Aqui, Alexandre de Souza do Sebrae e Henrique Bilbao da Bluesoft foram os responsáveis pela difícil missão de escolher o projeto vencedor.

Após as 32 horas de imersão entre sábado (30) e domingo (1º), em uma maratona de desafios, aprendizados, mentoria e inovação, o grupo hiCom foi escolhido entre os 7 grupos participantes, por apresentar a melhor solução. A proposta atende à necessidade de intensificar as interações entre o público e as redações por meio de uma ferramenta de coleta de dados e informações enviadas via WhatsApp.

Os integrantes do grupo – Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano – levam como prêmio uma viagem para o Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de visitar cases de inovação. O evento segue o Hack Day Manifesto, que garante propriedade intelectual aos participantes dos projetos desenvolvidos. Todas as informações estão disponíveis no site do Hackathon NSC.

— O ano tem sido emblemático nesse nosso caminho digital. Começamos 2019 inaugurando o NSC Lab e agora fortalecemos ainda mais o digital com as informações de todos os jornais no NSC Total, mantendo uma edição impressa de cada título nos fins de semana. Fazer o Hackathon NSC no Parque Gráfico é fazer a interface entre a nossa história – entre o passado e o futuro. Tem um simbolismo muito grande essa nossa abertura para o ecossistema digital formado em Florianópolis, que é um ecossistema de inovação — avalia Viviane Goulart, gerente do núcleo digital da NSC.

Organizado em parceria com a Shawee, empresa referência no segmento de hackathons, o evento apresentou dois desafios aos 30 participantes, que tinham um tempo limitado para apresentar um produto minimante viável usando a tecnologia.

— Todos estavam muito motivados para concluir os projetos. Apesar do cansaço, as soluções superaram as expectativas. A experiência e o aprendizado é enorme em um hackathon — comentou Rodrigo Ferron, CEO da Shawee.

Encerramento do Hackathon NSC 2019 – Participantes, jurados, mentores e organizadores – Créditos: Marcos Campos