Projeto beneficiou 100 instituições e atendeu mais de 33 mil famílias catarinenses
Florianópolis, 2 de agosto de 2021
Ligação recíproca entre duas ou mais pessoas, que são dependentes entre si: esse é o significado de solidariedade, segundo o dicionário Michaelis. Durante os dois meses em que o Termômetro Solidário esteve ativo, os catarinenses exercitaram esse ato diariamente durante a campanha, que encerrou na última sexta-feira (30).
Com o objetivo de arrecadar 200 mil peças, 490% a mais do que no ano anterior onde a meta foi de 50 mil, o Termômetro Solidário obteve 295 mil peças arrecadadas nos mais de 40 pontos de coleta espalhados por todo o Estado. As doações beneficiaram mais de 33 mil famílias catarinenses através de 100 instituições parceiras do projeto.
A solidariedade também esteve presente nos 500 voluntários que participaram das ações promovidas durante o Termômetro Solidário. Seis cidades de Santa Catarina receberam a ação de drive-thru, em que foi possível fazer a doação sem sair do veículo. Além da distribuição de roupas e cobertores, foram distribuídas mais de 700 refeições em parceria com instituições sociais no Sopão Solidário
A ação movimentou as principais cidades do Estado, como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Criciúma, Chapecó, Lages e Joaçaba e a coordenadora de um dos projetos beneficiados pelo Termômetro Solidário, Amanda Ferraz de Freitas, conta que o número de famílias em vulnerabilidade cadastradas no Instituto Casa Amarela Lages aumenta conforme o frio se intensifica.
– São mais de 480 famílias cadastradas e a cada dia que passa esse número vem crescendo. Isso é bem alarmante para nós. Aqui em Lages está muito frio, nesta semana tivemos temperaturas bem baixas, então é muito importante a doação de um cobertor, por exemplo, ou uma blusa de lã. Além de aquecer uma pessoa, aquece a alma — conta Amanda Ferraz de Freitas.
Para Gilberto Oliveira, diretor nacional de operações do Fort Atacadista, “ações que promovem reais impactos sociais sempre fizeram parte dos valores da nossa empresa. O ‘Termômetro Solidário’ só reforçou o que já sabíamos: os catarinenses são muito solidários; sempre se sensibilizam com as causas que abraçamos. E como estamos presentes em grande parte do Estado, com 31 lojas, acreditamos que esse apoio fez a diferença para os bons resultados da campanha.”
O presidente da NSC, Mário Neves, enfatiza que o projeto tem uma relevância imensa, pois mobiliza entidades, empresas e voluntários em prol de ações sociais.
“Somos gratos a todos que participaram desta onda de solidariedade e reafirmamos o nosso compromisso diário em prol das comunidades catarinenses. Estas ações só são possíveis porque contam com o apoio de pessoas que também acreditam no bem comum.”
RESPONSABILIDADE SOCIAL – A ação reforça o papel da NSC e das marcas que patrocinam o projeto com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Com responsabilidade e cidadania, o projeto movimenta toda Santa Catarina.
A ação preservou todos os protocolos de segurança, seguindo o modelo implantado em 2020. Toda a operação da arrecadação foi organizada conforme as normas da Organização Mundial da Saúde: as roupas recolhidas foram higienizadas seguindo protocolos de prevenção contra o coronavírus e separadas antes das doações.
O Termômetro Solidário é uma realização da NSC e conta com a parceria de Fort Atacadista, Vigilância Radar, Casa do Couro Mezzalira, Unoesc, Jeep Auto Premier, Multilog e Rôgga Empreendimentos.