Telespectadores da NSC TV conhecerão detalhes dos alimentos e bebidas que recebem o selo de Identificação Geográfica
Os produtos catarinenses têm altíssimo padrão de qualidade, sabores incomparáveis e carregam tradições familiares do cultivo ao preparo. O jeito único de Santa Catarina na produção destes alimentos e bebidas inspirou a série “Selo Catarinense”, que estreia hoje (30) no Jornal do Almoço.
Para descobrir os segredos que fazem destes produtos únicos em todo o mundo e que recebem o selo de Identificação Geográfica (IG), a repórter Eduarda Demeneck viajou com o repórter cinematográfico Fabiano Souza para a Serra. Na região, a equipe da NSC TV observou de perto a influência do clima, o trabalho dos microempreendedores, as tradições familiares durante a cadeia produtiva e as inovações tecnológicas.
O selo IG é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aos produtos que têm na marca registrada o diferencial pelo território que são produzidos e pela tradição.
Em Santa Catarina, são sete produtos que contam com o selo: Banana Corupá, no Norte, Vinho da Uva Goeth, no Sul, Erva-Mate, no Planalto Norte e na Serra Catarinense, o Queijo Serrano, Mel de Melato da Bracatinga e o os Vinhos Finos de Altitude.
A série “Selo Catarinense” será exibida de 30 de maio a 3 de junho no Jornal do Almoço. A produção tem reportagem de Eduarda Demeneck, imagens de Fabiano Souza, edição de Luiza Morfim e conta com apoio da NSC TV de Joinville e Criciúma.