Jornalistas conquistam categorias em primeiro lugar e reforçam credibilidade do conteúdo criado pela NSC 

As relevantes produções da NSC foram agraciadas nessa semana com os prêmios Fapesc e Acic de jornalismo, dois importantes reconhecimentos entregues pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Em ambos os prêmios, a NSC se destacou ocupando a primeira colocação em diversas categorias.

Divulgado na tarde de ontem (15), o 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação – entregou o primeiro lugar duas vezes para o colunista Evandro de Assis, do NSC Total e do Jornal de Santa Catarina. Na categoria vídeo, o trabalho de Evandro sobre os “Caminhos de Fritz Müller” fala sobre a vida e as obras do naturalista. A série de reportagens sobre Fritz foi exibida no Jornal do Almoço, da NSC TV, em março de 2022 e consagrou-se em primeiro lugar.

Na categoria texto, o conteúdo especial para os veículos da NSC “Um gênio de pés descalços” ganhou também o primeiro lugar. Na produção, Assis apresenta detalhes dos registros históricos, fatos da vida, caminhos percorridos em Santa Catarina por Fritz Müller em alusão ao bicentenário do cientista alemão.

O projeto especial da NSC sobre o agronegócio catarinense foi reconhecido com o segundo lugar na categoria vídeo. A reportagem “Agro 5.0: as inovações da tecnologia no agronegócio catarinense” foi exibida no Bom Dia Santa Catarina em novembro de 2021, com reportagem de Eveline Poncio, produção de Sônia Giaretta, Letícia Ferrari, Marcos Pereira, imagens de Lucas Liston, Silas Júnior, Jhonatan Martins, imagens cedidas de La Via Comunicação, edição de imagens de Milena Lopes, arte de Fernando Carmo e Evandro Zucatti, arquivo de Cláudia Capella.

O repórter fotográfico Tiago Ghizoni ganhou o segundo lugar na categoria foto com “abelhas em casa”.

Fazendo parte das comemorações dos 25 anos da fundação, o prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI é uma forma de valorizar as contribuições dos profissionais de comunicação que produzem conteúdos que valorizam o setor.

NSC TV também foi a grande vencedora da 21º edição do prêmio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Revelando os vencedores na quarta-feira (14), a emissora líder em audiência no Estado conquistou todos os prêmios na categoria televisão, a mais disputada. A matéria “Criciúma 142 anos: uma história de povos plurais e economia diversa” marcou o aniversário da cidade e resultou no primeiro lugar da categoria, prêmio entregue para Eduardo Prestes.

A matéria de Deivid Morona com imagens de Rogério Danielski ganhou o segundo lugar na mesma categoria. “Sustentabilidade: Transformando o lixo orgânico em gás”, apresenta o projeto inovador, que une desenvolvimento sustentável, educação e ação social na instalação de biodigestores no bairro da Juventude, e em casas de alunos da instituição.

As descobertas e os detalhes das ondas gigantes de Jaguaruna renderam ao repórter Carlos Rauen o terceiro lugar. Com “Gigantes de Jaguaruna: em Santa Catarina tem, sim, ondas grandes”, o jornalista destacou as ondas gigantes dessa praia catarinense.

A premiação é uma iniciativa da Acic e propõe dar visibilidade para produções positivas sobre a região Sul de Santa Catarina. Ao todo, foram 25 reportagens inscritas na categoria televisão, de um total de 120 trabalhos avaliados na premiação. O prêmio também contou com as categorias de rádio e podcast, jornal impresso, fotografia, webjornalismo, reportagem geral, além da categoria trabalho acadêmico.

Mais uma vez a NSC destaca-se nas premiações por todo o Estado. O reconhecimento é a valorização do conteúdo relevante produzido diariamente pelos profissionais da empresa. A NSC está ao lado de tudo que move Santa Catarina, sempre atenta às transformações, inovações e histórias de quem vive e ajuda construir um Estado ainda melhor.

Deivid Morona recebe prêmio por matéria sobre sustentabilidade. Foto: Assessoria Acic.