Substância conhecida como “hormônio do prazer” se conecta com hábitos comportamentais da população.

 

Santa Catarina participa novamente do Globo Repórter na edição desta sexta-feira (22). O programa terá como tema a dopamina, uma substância química produzida pelo corpo que facilita a comunicação entre os neurônios e causa sensações de recompensa e bem-estar, o que a deixou conhecida como “hormônio do prazer”. 

 

A equipe de reportagem da NSC TV fez grande parte das gravações em Joinville, entrevistando especialistas sobre o assunto e pessoas comuns. Um dos destaques é a entrevista com o professor Luciano Henrique Pinto, do Departamento de Saúde da Univille, que estuda os efeitos da “dopamina barata” (gratificação rápida e de baixo esforço) e desenvolve projetos com estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade. O programa também traz gravações de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. 

 

Para Jean Raupp, repórter da NSCTV, o tema é uma grande oportunidade de autoconhecimento para o público.  

“Foi só começar as pesquisas, ir a campo fazer as gravações e entrevistas que o tema foi se desenrolando e se mostrando muito presente no nosso dia a dia, com seus benefícios e riscos. Essa edição do Globo Repórter pode ajudar muita gente a se conhecer mais, a entender certos comportamentos e até a mudar de hábitos”.
 

Esta é a segunda participação da equipe de Santa Catarina no Globo Repórter em 2025. Em maio, o programa destacou o consumo de chás medicinais pelo Brasil, e a NSC TV gravou reportagens no Norte do Estado, mostrando um projeto que ensina receitas de saúde aos idosos, e na cidade de Colombo – PR, sobre o novo ciclo da erva-mate. 

O Globo Repórter sobre Dopamina vai ao ar após a novela Vale Tudo.