Especial mostra como Santa Catarina se tornou referência para o país na área da robótica
A tecnologia catarinense é o assunto da nova série do projeto Riquezas de SC, da NSC TV. O Riquezas da Inovação terá três episódios que serão exibidos no NSC Notícias, nos dias 22, 23 e 24 de julho. A proposta é mostrar as soluções robóticas pensadas e desenvolvidas no Centro de Inovação do Senai, em Joinville.
Um dos principais setores atendidos com essa tecnologia é o de óleo e gás. A equipe de reportagem da NSC TV conversou com pesquisadores e engenheiros da instituição para mostrar o funcionamento de uma verdadeira fauna de robôs desenvolvida ao longo dos 11 anos de existência do instituto.
Um dos destaques é o RCD, o robô aranha, que já está pronto para operar em plataformas de petróleo. O equipamento reduz em 90% um índice conhecido na indústria como HHER – Hora Homem Exposto ao Risco. A série fala também sobre investimentos que vão dar ainda mais visibilidade ao setor.
“Cada projeto que conhecemos e mostramos nas reportagens deixa evidente a capacidade do instituto em criar soluções para um setor extremamente importante e que sempre impõe grandes desafios. O que a gente vê em Joinville é a prova de que investir em pesquisa e desenvolvimento faz diferença, traz retorno não só para o setor produtivo, mas para toda sociedade. E, pessoalmente, é muito bacana ver tudo isso acontecendo aqui em Santa Catarina”, ressalta Jean Raupp, repórter da NSC TV.
A equipe da NSC TV que participou da produção do Riquezas da Inovação foi formada por Jean Raupp, Renato Soder, José Carlos Carmo, Taylan Pinto, Fernando Carmo, Júlio Quadrado, Rafael Poyer e Elaine Simiano.
Riquezas de SC
Riquezas da Inovação é o terceiro conteúdo da série Riquezas de SC, que busca valorizar o potencial produtivo e humano do estado. O primeiro foi o Riquezas da Serra, que mostrou como a produção de Vinhos de Altitude mudou o perfil econômico da serra catarinense.
Já o segundo episódio foi o Riquezas da Terra que trouxe a força do agronegócio catarinense. Um setor que lidera pelo cooperativismo e por práticas sustentáveis que aumentam a produtividade e melhoram a vida das famílias que se dedicam ao campo.