Imagem: Logo do programa especial “Um Sonho Na Nossa Santa Catarina”. Divulgação | NSC.

Histórias de crianças e adolescentes que vêm a Santa Catarina cheias de talento para a arte do movimento chegam à tela da NSC TV na semana que marca o início do Festival de Dança de Joinville. Vai ao ar neste sábado (21), às 14h, o programa especial “Um Sonho Na Nossa Santa Catarina”. A produção mostra como o Estado se transformou num dos principais centros de formação de bailarinos do país a partir da chegada da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada há 18 anos em Joinville.

A produção é baseada em relatos de jovens cujos sonhos superam os preconceitos e a saudade de casa. É o caso de muitos bailarinos em formação, cujas famílias reestruturam suas vidas em nome da vocação dessas crianças, que são verdadeiros artistas.

Um dos protagonistas do programa é o bailarino João Vitor dos Santos. Ele tem 16 anos e há seis deixou o Piauí para viver o sonho de dançar no Bolshoi em Joinville. Apesar de já ter participado de vários espetáculos, João Vitor nunca se apresentou para os pais, que continuam morando em Teresina e jamais assistiram a uma apresentação de balé. A emoção deste encontro tão esperado está registrada no especial: diante das lentes da NSC TV, a família de João Vitor veio de surpresa do Piauí para vê-lo pela primeira vez no palco.

Foto: Bastidores da produção. Crédito: Salmo Duarte | NSC.

A produção reúne ainda histórias de meninos que precisaram enfrentar o preconceito contra o balé, inclusive dentro de casa, e a família que mudou completamente de vida para que a filha pudesse viver o seu sonho em Santa Catarina. Os pais deixaram a cidade natal e os empregos que tinham para acompanhar a menina.

Com cerca de 30 minutos de produção, o especial “Um sonho Na Nossa Santa Catarina” também revela a dura vida de quem deseja brilhar nos palcos; a disputada seleção para entrar no Bolshoi, mais concorrida que muitos vestibulares; e a disciplina russa do balé que já levou muitos jovens que passaram por Joinville para os principais palcos do mundo.

Desde que o Bolshoi iniciou em Joinville, quase 80 bailarinos formados pela escola foram contratados por companhias do exterior. A equipe do programa foi a São Paulo para ver como estão os bailarinos que passaram por Santa Catarina e hoje são contratados por uma das maiores companhias do Brasil, a São Paulo Companhia de Dança.

A produção é da NSC TV Joinville, com reportagem de Marco Antonio Mendes, fotografia de Hilton Maurente e apresentação de Rafael Custódio.

Foto: Bastidores da produção. Crédito: Salmo Duarte | NSC.