Na semana em que Joinville completa 169 anos, a NSC TV faz uma homenagem a um dos ícones da cidade: a dança. No próximo sábado (14), a emissora apresenta o programa especial A Dança da Vida, em comemoração aos 20 anos da Escola do Teatro Bolshoi em Santa Catarina. O programa será transmitido para todo Estado, a partir das 14h, logo depois do Jornal Hoje.
O especial faz parte das ações da NSC alusivas ao aniversário de Joinville, que terá, entre outras ações nesta segunda-feira (9), edição especial do Jornal do Almoço, exibição do NSC Notícias diretamente de Joinville, além de série de shows no Mercado Municipal.
O especial A Dança da Vida vai ao ar exatamente no dia em que a Escola Bolshoi completa duas décadas de atividades em Joinville. As gravações foram feitas em Santa Catarina, na Paraíba, nos Estados Unidos e em duas cidades da Rússia: Moscou e Cazã.
O programa é totalmente baseado nas histórias de personagens que passaram pelo Bolshoi e que tiveram as vidas transformadas pela dança. Em João Pessoa, A Dança da Vida encontrou o jovem que morava em um orfanato, antes de ser selecionado para dançar em Joinville e que hoje dá aulas de dança para crianças!
Nos Estados Unidos, o jornalista André Lux conversou com mais um bailarino que teve a vida transformada pela dança. Desde menino, Luzemberg Santana dançava por um sonho: comprar uma casa para a mãe. Depois de se formar no Bolshoi e ser contratado por uma companhia americana, o sonho virou realidade.
“A grife Bolshoi deu a Joinville uma dimensão ainda maior no cenário da dança mundial. As histórias humanas contadas neste programa mostram como a escola ajuda na formação não apenas do artista, mas principalmente do cidadão”, analisa o gerente regional de Jornalismo, Domingos Aquino.
Para contar as histórias, a equipe de A Dança da Vida também foi até a Rússia para conhecer os poucos brasileiros contratados pelo famoso Teatro Bolshoi de Moscou. Na cidade de Cazã, a 800 quilômetros da capital russa, a equipe conversou com a jovem que passou pelo Bolshoi e se tornou uma das maiores promessas da dança mundial. Amanda Gomes já ganhou alguns dos prêmios mais importantes do balé e recentemente foi indicada ao Oscar da dança – Prix Benois de la Dance.
“São histórias emocionantes, que mostram como a vida pode ser transformada pela dança de várias formas. O sucesso nos palcos é só uma dessas formas, mas o programa mostra que, em 20 anos de história, o Bolshoi ajudou a transformar as vidas de milhares de jovens de várias maneiras”, diz o coordenador de Jornalismo da NSC TV Joinville Rafael Custódio.
A produção da NSC TV em Joinville tem reportagem de André Lux e Hilton Maurente, produção de Cláudia Morriesen, edição de Dérick Padilha e direção de Rafael Custódio. O projeto conta com o oferecimento de Univille, Madville, Casa Sofia e Rôgga.

créditos: gravação 1

créditos: gravação 2