Portal receberá apoio técnico dedicado, análises aprofundadas e treinamento do Google
O NSC Total avançou para a segunda fase do Local Lab Brasil, promovido pelo Google News Initiative. O projeto foi criado para oferecer consultoria técnica e ajudar a desenvolver os negócios de organizações jornalísticas de todo o país, colaborando para implementar práticas com padrão mundial. Na primeira fase, 100 veículos de comunicação foram escolhidos e apenas 40 avançaram à segunda etapa.
Agora, divididas em dois grupos, as organizações receberão treinamento avançado e suporte sobre os temas audiência e monetização. As mentorias são oferecidas por especialistas da Raccoon Monks, Hypertxt e do próprio Google News Initiative. Nesta fase, o NSC Total, junto com as outras 39 organizações selecionadas, receberá apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos.
“É uma honra e um desafio participar de um programa como o Local Lab. Estamos em um momento importantíssimo na história do NSC Total, com uma enorme transição digital. E iniciativas como essa, do Google, nos ajudam a implementar práticas utilizadas nos veículos mais importantes do mundo”, diz Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital.
O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).
NSC Total celebra 2 anos no Google Destaques
Na última quarta-feira, 23 de novembro, o Google recebeu em sua sede, em São Paulo, representantes de veículos participantes do Google Destaques – programa de licenciamento de conteúdo promovido pela gigante de buscas. O NSC Total esteve representado por Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital, e Carolina Marasco, coordenadora de performance digital.
O evento em São Paulo contou com a presença virtual de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, Joanna Beltowska, gerente de projetos do Google, e de Andrea Fornes, líder de Parcerias de Produtos para a América Latina, que estava presente e conduzindo o evento.
Através do Google Destaques, os veículos participantes são remunerados pela seleção de seu conteúdo exibido em painéis no Google Notícias e no Discover. Os links direcionam os leitores para os artigos completos nos sites das editoras, ajudando-os a aprofundar o relacionamento com os leitores.
Atualmente, o programa conta com 138 veículos brasileiros – o NSC Total foi um dos pioneiros em todo o mundo no programa, inaugurado em outubro de 2020 apenas no Brasil e na Alemanha. Em 2022, mais quatro veículos da NSC estrearam no programa: Diário Catarinense, A Notícia, Hora de Santa Catarina e Jornal de Santa Catarina.
Liderança de audiência em outubro
Em outubro de 2022, o NSC Total conquistou a liderança absoluta de audiência, tanto em usuários quanto em pageviews. Em usuários únicos, a primeira colocação foi mantida — como em todo o ano de 2022 — com 12,2 milhões em usuários únicos, 30% a mais que o segundo colocado. O portal da NSC também conquistou a liderança em pageviews, com 27,6 milhões de acessos. Os dados são atestados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC).
As marcas de outubro foram conquistadas com números impressionantes. Durante todo o período eleitoral, o NSC Total manteve no ar uma ferramenta com todos os dados sobre candidatos do país inteiro. Com estratégia de distribuição e produção de conteúdo alinhadas com as melhores práticas do mercado, o resultado foi a 2ª maior audiência de sua história, com mais de 5,5 milhões de pageviews apenas no dia 2 de outubro, segundo dados do Google Analytics.
O portal também cravou um número recorde de acessos simultâneos, mais de 40 mil, logo após o início da apuração. Outro número impressionante é o de usuários: 1,87 milhão no dia 2, e 4,3 milhões na semana de 2 a 8 de outubro. Os números são apurados com a utilização da ferramenta Chartbeat.
O NSC Total agrega os jornais Hora de SC e A Notícia, e os mais premiados do Estado o Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, de acordo com o ranking divulgado anualmente pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia. Conta também com a análise dos melhores colunistas de Santa Catarina e conteúdo das rádios CBN Floripa, CBN Joinville, Itapema FM e Rede Atlântida SC.