Liderança ocorre em todas as métricas
O NSC Total é o portal de notícias de Santa Catarina mais lido em agosto, segundo números do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Além da liderança, o NSC Total – que reúne os jornais Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e Hora de SC; as rádios CBN Diário e Joinville, Itapema FM e Atlântida SC -, mantém-se líder, isoladamente e com folga, no número de usuários únicos – que atingiu, em agosto, 9.742 milhões. Para efeitos de comparação, o segundo colocado obteve 6.978 milhões, enquanto o G1 SC/NSC TV cravou 4.816 milhões, e Globoesporte SC, 4.551 milhões, aquecendo a disputa pela vice-liderança.
O resultado no total de pageviews do portal, mais de 20.180 milhões em agosto, reflete a força das coberturas especiais – como as Olimpíadas, o alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú e os 200 anos de Anita Garibaldi. Também factuais importantes tiveram destaque nos veículos do portal, como os novos bilionários de SC na lista da Forbes, a rifa, as cidades catarinenses que mais cresceram e a morte do comunicador Magro Lima.
Somada aos factuais, está a produção de conteúdo estratégico do NSC Total, que foi fundamental para a liderança tanto em pageviews quanto em número de usuários. Foram serviços sobre o Coronavírus, vacinação, FGTS, trânsito e, claro, tempo. “São conteúdos que não envelhecem e estão sempre ajudando os leitores de Santa Catarina a terem informações confiáveis e checadas. Quase um quarto da nossa audiência vem desses conteúdos”, diz Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo digital do portal.
Mas a liderança em pageviews, há muito tempo, já não é a métrica mais utilizada pelo portal NSC Total e seus veículos. Para os jornais (DC, AN, Santa, Hora), que operam no modelo de assinaturas, é importante entender a jornada do leitor. Quanto tempo ele passa logado, a que horas consome, que tipo de conteúdo é mais útil em cada praça e, mais importante, a fidelidade. Afinal, o NSC Total tem quase 40% a mais usuários que o segundo colocado.
“Temos uma base maior de fidelizados que o concorrente local. E além disso, temos uma boa gordura. Precisamos entender nossa base e trabalhar para sermos relevantes a ponto de conquistarmos a confiança do leitor – e tê-lo como assinante. Aliás, temos um número de usuários pagantes dezenas de vezes maior que o segundo colocado. E o número de assinantes, desde a implementação de ferramentas de última geração, bate recordes mês após mês. Clique, pageview, podem ser facilmente manipulados, com práticas duvidosas ou conteúdo clickbait e apelativo, e não pagam as contas. É como se vangloriar de ter um restaurante cheio de clientes que não consomem nada. Confiança no conteúdo, no jornalismo, faz o usuário assinar e voltar sempre”, diz Vitorino.
Outra métrica importante é ação crossmidia entre rádios e digital. Como as maiores emissoras de Santa Catarina estão no portal, é importante entender como o usuário consome, ouvi-lo e oferecer conteúdo ainda mais dinâmico. Aliás, depois da estreia da CBN Joinville no portal, a novidade do NSC Total é um site totalmente novo para a Atlântida SC.
“A Atlântida SC ganha seu canal direto de interação com a audiência, o www.atlantidasc.com.br. O novo site traz um player acessível e uma experiência amigável para que o ouvinte se conecte a cada praça da rede onde estamos presentes em Santa Catarina. Além disso, nossos programas mais relevantes serão disponibilizados on demand. Futuramente teremos conteúdos exclusivos como podcasts e webseries aumentando nossa conexão com a audiência no estado e fortalecendo a relevância da nossa programação local”, diz Porã Bernardes, head de rádios da NSC.
G1 SC é premiada e busca consolidar-se na segunda posição
Ainda falando em usuários, vale ressaltar um dado importante. O G1 SC, portal de notícias da NSC TV, que opera no modelo aberto, frequentemente ocupa a segunda posição no ranking de usuários do estado. Em maio, inclusive, chegou a liderar o top 3, tendo o NSC Total em segundo. Quando somadas, as audiências de G1 SC e GE.SC tornam os verticais “free” digitais da NSC TV no segundo maior player do estado em número de usuários, segundo métricas do Google Analytics.
Aliás, o G1 SC, operando em sinergia com a NSC TV e os jornais e rádios do NSC Total, acaba de ganhar um prêmio importantíssimo. A série multimídia “Como a gente trata o nosso ambiente” levou o prêmio de valorização da biodiversidade na categoria jornalismo/Roberto Miguel Klein, da Fundação de Amparo à pesquisa e inovação de Santa Catarina (Fapesc). A premiação destaca trabalhos que envolvem ecologia e biodiversidade de plantas nativas do Estado.
“Estamos trabalhando duro há meses para melhorar o jornalismo de Santa Catarina, trazendo ferramentas, práticas e profissionais de ponta. Demos um salto na sinergia entre TV, rádios, digital e impresso. Com furos, exclusivos, análises e conteúdo diferenciado, estamos colecionando prêmios e batendo recordes de assinaturas – e não tem reconhecimento melhor do que esse. Nosso jornalismo vai muito além do clique.”, diz Vitorino.