Os impactos da pandemia do novo coronavírus são sentidos por todos, especialmente aqueles que se encontram mais vulneráveis, como os refugiados. Para mostrar a realidade dessas pessoas, a NSC publica a partir desta quarta-feira (14) uma reportagem especial, com histórias de jovens palestinos e libaneses que trocaram cartas com catarinenses. Suas palavras que revelam os sonhos e aflições de quem vive a infância e a adolescência em plena crise da Covid-19.
O material apresenta dados preocupantes como este: cerca de 79,5 milhões de pessoas em todo o mundo deixaram suas casas para fugir de conflito, violência, perseguição ou violações de direitos humanos. Dessas, aproximadamente 31,8 milhões têm menos de 18 anos e 3,7 milhões estão fora da escola. São meninas e meninos que já viviam em condições precárias, cuja situação se agrava em 2020 em decorrência da pandemia.
Com conteúdo multimídia, a reportagem reúne cartas de 18 crianças e adolescentes entre catarinenses e refugiados. Por trás de frases sobre a rotina e planos para o futuro, revelam-se dilemas como a da palestina Hanan Soboh, de 22 anos, que mora em um campo de refugiados no Líbano. Ela busca um estágio, mas não tem direito a trabalhar no país. A jovem respondeu a carta recebida de Maria Luiza, 18 anos, moradora de Florianópolis. A catarinense fala da saudade dos amigos durante a pandemia e do sonho de ser cardiologista.
A pauta foi idealizada pela repórter Ângela Bastos a partir da percepção de que o isolamento social mudava radicalmente a rotina dos jovens ao seu redor. “Foi aí que pensei: se está difícil para as nossas crianças, como estará sendo num campo de refugiados? Conseguirão fazer isolamento? Como estará sendo a questão da saúde?” Esses foram alguns dos questionamentos que motivaram a produção.
Além da reportagem de Ângela Bastos, o especial contou com coordenação e edição de texto de Ingrid Santos, design e desenvolvimento de Ângela Prestes, edição de vídeo de João Scheller, infografia e arte de Ben Ami Scopinho e edição de design e arte de Maiara Santos. Confira o material no NSC Total e nas edições impressas de DC, AN e Santa desta semana.