A equipe vencedora do Hackathon NSC usufruiu de uma viagem de muito aprendizado ao Rio de Janeiro no final de fevereiro. O time hiCom, composto por Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano viajou à Capital carioca para conhecer cases de inovação na Comunicação tendo como guia Gabriela Moura, coordenadora de Branded Content da NSC, e uma das mentoras do Hackathon.

O itinerário foi planejado pela NSC para que a equipe vencedora pudesse apreender novos conteúdos na Central Globo de Produção, Telecine, Jornal Extra e Sony Music. 

Com foco em entender os cases de inovação na comunicação, foram dois dias intensos conhecendo a operação das empresas e como elas estão inovando na gestão de suas equipes de tecnologia e conteúdo.

“A premiação do nosso 1º Hackathon foi planejada com muito carinho, pois queríamos proporcionar uma experiência única para o time campeão, algo que somasse à carreira deles e fosse memorável.  Ouvindo o depoimento dos seis campeões, acredito que tenhamos atingido o objetivo. Foi um roteiro nos maiores e melhores cases de inovação na comunicação”, afirma Viviane Goulart, gerente do núcleo digital da NSC.

Além de visita às empresas, o time pode curtir a Capital carioca, ainda desconhecida por alguns integrantes, experimentar a culinária e as belezas naturais da cidade.

Na Globo, o time visitou todas as unidade de produção, cenários das novelas, estúdios e duas das 35 cidades cenográficas. No Telecine, foi possível entender o novo modelo de gestão implementado e como os squads multidisciplinares trabalham com metodologia ágil para acompanhar toda a jornada no streaming.

O segundo dia de visitas começou com uma imersão na operação do jornal Extra, do Grupo Globo. Além de acompanhar o time de performance, que gera insights para a área de produção de conteúdo, a equipe visitou o impactante departamento de tecnologia e inovação digital, tão representativo quanto o de produto. Para completar o roteiro, uma visita ao ambiente da música. Na Sony, eles acompanharam como são realizadas as buscas aos trending topics no mundo da música e como funciona a curadoria desse conteúdo.

“Durante as visitas, percebemos que o método ágil e o formato de squads multidisciplinares focados em resultados são a realidade das redações e dos times de produto. Cada vez mais os veículos se tornam empresas de tecnologia que entregam conteúdo com excelência, baseados em decisões data driving. Foi ótimo ver como a NSC vem acompanhando as gigantes nesse formato inovador de produção de conteúdo”, analisa Matheus Rodrigues Urbano, membro da equipe vencedora e morador de Curitiba.

O projeto vencedor do Hackathon NSC teve como objetivo trazer soluções inovadoras visando a comunicação do futuro. Veja mais informações no site do Hackathon NSC.

Crédito das fotos: Divulgação