Temas sobre arte e ciência serão contemplados
A NSC dá a largada para a segunda temporada do projeto que valoriza a cultura catarinense por meio de vídeos na NSC TV e textos no impresso e digital. Desta vez, os temas contemplados pelo Tipo Cultura são arte e ciência. A primeira temporada foi dedicada aos escritores catarinenses.
A estreia faz uma análise sobre o conceito de arte. Os próximos episódios abordam cinema, música, teatro, escultura, pintura, dança, fotografia, arte digital e arte popular. Os dez programetes de televisão são conduzidos pela atriz Raquel Stüpp e contam com uma edição dinâmica, em formato que remete aos vídeos de redes sociais.
A equipe de produção contou com apoio de especialistas para a construção dos materiais e escolha dos tópicos a serem abordados dentro do tema Arte. Uma das participantes foi Ana Lígia Becker, Administradora do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e Coordenadora do Edital Prêmio Catarinense de Cinema.
— Trata-se de uma iniciativa importante. A mídia tem papel fundamental em divulgar a produção cultural e artística de Santa Catarina, que tem excelentes artistas e produtores que fizeram e fazem história, mantendo viva a cultura do nosso próprio povo e da região. Muitas vezes, essas produções acabam ganhando o mundo e as telas antes de se tornarem conhecidas pelos catarinenses — afirma Ana Lígia Becker.
A segunda etapa da iniciativa, neste ano, vai abordar as ciências em geral, com base nas universidades e instituições com projetos científicos relevantes em Santa Catarina. Dez temas foram selecionados entre os mais de 60 analisados em diferentes regiões do Estado e diferentes áreas da ciência. Os projetos selecionados despertam o orgulho da produção científica catarinense e o quanto ela faz diferença na vida das pessoas, recebe reconhecimento internacional e coopera para que o Brasil se destaque.
— A intenção de projetos como Tipo Cultura, Tipo Arte e Tipo Ciência é aproximar ainda mais o público de personalidades e temas importantes para Santa Catarina. É uma ação complementar ao Jornalismo e entretenimento da NSC, que valoriza diariamente quem faz como ninguém faz — afirma Romí de Liz, head de Comunicação e Programação da NSC.
Apoio às aulas
O projeto é voltado para todos os públicos, mas tem uma grande identificação com os estudantes do Ensino Médio, que se preparam para entrar na universidade. Por conta disso, os vídeos e demais conteúdos serão usados como subsídio para os alunos na plataforma NSC Educação.
A série de dez programetes se intitula Tipo Arte e vai ao ar na programação da NSC TV, pincelando fatos marcantes, curiosidades e personagens de destaque na produção artística catarinense.
— O projeto NSC Educação entra em uma nova fase, momento de reforçar a nossa crença em um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da sociedade, a formação de crianças e adolescentes com uma educação plural e com novos formatos e tecnologias — afirma Jean Mannrich, gerente-executivo de jornais e digital da NSC.