NSC Check vai investigar informações que circulam nas redes sociais neste período

NSC Comunicação dá início ao NSC Check, um programa para verificar conteúdos suspeitos sobre as eleições em Santa Catarina. A iniciativa usa a metodologia do Comprova, projeto de fact-checking que reúne veículos de todo o país, do qual o NSC Total é o único veículo participante em Santa Catarina.

Na fase estadual, o NSC Check conta com bolsa de auxílio, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Google News Initiative, que também dão apoio a grupos de checagem em outros 31 veículos de imprensa do país.

NSC Check vai investigar conteúdos que circulam nas redes sociais com o objetivo de combater a desinformação. O programa também será aberto a denúncias e sugestões dos cidadãos em geral sobre informações duvidosas. As verificações serão publicadas no NSC Total durante o primeiro turno e, se for o caso, no segundo.

— O NSC Check marca a preocupação da NSC com a qualidade do debate eleitoral em 2022. Afinal, é através de informações verdadeiras, verídicas e reais que o cidadão precisa tomar a decisão consciente para votar em 2 de outubro — ressalta Raquel Vieira, coordenadora de produção de conteúdo digital da NSC.

A repórter Catarina Duarte será a referência para as checagens. Ela participou já participou do programa Comprova e foi uma das palestrantes do 17 Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji. Jornalista formada pela UFSC, é vencedora do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo e do Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Catarina e equipe vão monitorar, selecionar, apurar e investigar declarações, rumores e suposições relacionadas às eleições no Estado que estejam ganhando projeção nas redes sociais. Redes como o Twitter, Facebook, WhatsApp e Telegram estão entre as monitoradas.

NSC Check segue os mesmos princípios do Comprova para realizar o trabalho de verificação: integridade e imparcialidade, independência, transparência e responsabilidade ética. O projeto Comprova é a coalizão de 42 veículos de comunicação de todo o país, formada ainda em 2018 para atuar em conjunto com apurações e cross-cheking. A NSC é participante desde a idealização e criação do projeto. Neste ano, foi ganhadora de duas bolsas para aprimoramento de profissionais em dois cursos.

Como funciona o NSC Check

Após a verificação, os conteúdos receberão etiquetas reforçando as conclusões da equipe. O modelo é o mesmo adotado pelo Comprova.

Veja as etiquetas:

Enganoso: conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado: fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.

Como denunciar?

Caso receba ou tenha dúvida sobre algum conteúdo relacionado às eleições, o NSC Check conta com dois canais para denúncia. É possível encaminhar o material para o e-mail checagem@nsc.com.br ou para o WhatsApp (48) 99104-1552.

Marca NSC Check