Num cenário de isolamento social, em que os contatos se virtualizam e o poder de expressão parece restrito às telas, a NSC condensa em oito caracteres um manifesto de otimismo e incentivo aos catarinenses. A hashtag #NossaSC vai representar o movimento “Nossa Santa Catarina”, lançado neste sábado (4) com a veiculação de peças publicitárias em todas as mídias.
O objetivo é, além de ampliar a conscientização sobre as ações de combate ao novo coronavírus — uma prioridade para todos os veículos jornalísticos da empresa durante a pandemia de Covid-19 —, lançar um olhar mais amplo e esperançoso sobre o momento delicado que vive o mundo. A mensagem evoca conceitos como pertencimento, união, respeito e coletividade, capazes de lembrar os catarinenses da paixão que sentem pela sua terra e da força que têm para superar desafios, posta à prova inúmeras vezes em sua história.
“Nossa força”, “nossa gente” e “nossa casa” são expressões reiteradas nas peças publicitárias, especialmente em um vídeo-manifesto gravado por moradores de vários cantos de Santa Catarina. O material já aparece na programação da NSC TV e circula pelas mídias digitais. Além de receber a mensagem de otimismo, a população é convidada a participar das próximas peças da campanha enviando vídeos de seus lares.
— Com o movimento “Nossa Santa Catarina”, queremos contribuir para manter o nosso Estado unido neste processo tão intenso de mudanças globais, a fim de que o senso de pertencimento a este lugar se torne uma fortaleza para enfrentarmos juntos os desafios que virão — explica Mário Neves, presidente da NSC.
As causas que mais importam para os catarinenses são também as prioridades da NSC. A empresa tem acompanhado demandas importantes da população campanhas como “A Vida Com Vida”, que estimulou a doação de órgãos, e “A Paixão Corre Nas Veias”, em prol da doação de sangue e medula óssea. Agora, com os impactos da pandemia, não seria diferente. Todas as áreas estão engajadas por meio do jornalismo e do apoio na veiculação de mídia para superar este momento.
A intenção é acompanhar o público ao longo de diversas fases, como a adoção de novos hábitos e a retomada das atividades econômicas, estimulando o mercado e contribuindo para a conscientização coletiva.
— Todas essas ações serão corroboradas pela produção jornalística da NSC, orientada sempre pela busca por fontes confiáveis e divulgação de informações precisas. Reiterar esses compromissos é fundamental num cenário de acirradas disputas discursivas, em que o potencial viral das fake news também suscita preocupações — destaca o diretor de jornalismo da NSC, César Seabra.
#NossaSC já nasce agregando uma série de iniciativas nos veículos da empresa, como a ação da Atlântida, com a veiculação de mensagens motivacionais, e o NSC Serviço, em que comunicadores da NSC trazem informações sobre a pandemia. No NSC Total, além do conteúdo jornalístico que concentra informações sobre o tema, foi lançado o site Juntos por SC, que reúne iniciativas inspiradoras para o mercado, com cases positivos, ideias criativas, boas ações do Estado e do mundo, de tudo aquilo que surgiu a partir deste cenário criado a partir do novo coronavírus. Além de inspirar, o Juntos mostra empresas, marcas e pessoas que mudaram suas rotinas e se colocaram na linha de frente do combate a esta pandemia.
Criação: Exit
Edição e montagem: Volo
Corações catarinenses que participam do vídeo-manifesto: Águeda Piccoli, Alan Noronha, Anna Webber, Brenda Gugelmin, Bruna Müller, Claudete Oliveira Sousa, Clayton Lima, Clesia Evangelista da Silva, Daniel da Silva, Driely Goulart Pagani, Elis Lima, Gil Eanes Sousa, Giovane Leandro, Greisi Balestrin, Jean Patrick da Silva, Lara Lima, Laura Goulart Rossato, Magali Noronha, Marilí Martendal, Marina Lima, Nicole Beatriz e Sofia Santana, além dos comunicadores da NSC Edsoul Amaral, Laine Valgas e Mário Motta.