No início de setembro, com uma contagem regressiva na NSC TV Blumenau e no Jornal de Santa Catarina, a NSC Comunicação deu início aos preparativos da cobertura da Oktoberfest 2018. Antes mesmo, em julho, o público já começou a sentir o gostinho ao escolher o traje da Rainha da festa, por meio de votação nos sites da NSC.
E foi na voz das rainhas que marcaram a festa de 1984 até agora, que os dois veículos iniciaram um “esquenta” para os dias que antecedem o evento marcado por alegria, gastronomia, cultura e, é claro, muito chope. Cerca de 100 profissionais de toda a empresa estarão mobilizados em uma cobertura que começa na quarta-feira, dia 3, e se estende até o dia 21 deste mês.
Os trabalhos ainda envolverão a Atlântida Blumenau, que terá um programa especial – o ATL Fest – trazendo curiosidades, personalidades e um pouco da música alemã para as ondas do rádio. O Santa, por sua vez, abordará temas que envolvem a economia que gira em torno da festa, os números da Oktoberfest em seus 34 anos e, além da cobertura dos desfiles e do dia a dia nos pavilhões da Vila Germânica, trará memórias. Como prestação de serviço, no início das festividades, nas edições impressas do Santa e Diário Catarinense serão distribuídas com o Guia Oficial da Oktoberfest, que em 32 páginas traz um resumo das atrações, preços e outros detalhes da festa.
– Nosso objetivo é mostrar as particularidades que envolvem a Oktober, contando histórias, falando das tradições germânicas e tudo que movimenta a festa mais alemã das Américas – conta Everton Siemann, coordenador de jornalismo do Santa.
O Jornal do Almoço, da NSC TV Blumenau, também será especial durante a festa. No dia de abertura da Oktoberfest, a edição será ao vivo da Vila Germânica, com atrações especiais e reportagens. Já no dia 13, o segundo – e mais movimentado – sábado da festa, o JA estadual terá o comando de Adriana Krauss e Mario Motta, trazendo a integração das equipes de todo o Estado.
– A cobertura da Oktoberfest exige um envolvimento ímpar da nossa equipe. São inúmeras reportagens especiais, entradas ao vivo, participações em programas locais e telejornais nacionais. É um período de muito trabalho, mas também de oportunidade e aprendizado – revela Adriana Krauss, editora-chefe e apresentadora do Jornal do Almoço de Blumenau.
Além do envolvimento de todos os veículos da NSC, toda a programação pode ser conferida em um espaço especial no portal NSC Total e no G1, que também tem uma página especial dedicada à festa.
A Revista Versar, plataforma de entretenimento e estilo de vida da NSC, também estará presente na festa. Para dar largada à cobertura, nada melhor que um papo com a realeza. Camille Reis foi até a Vila Germânica para conhecer a rainha da Oktoberfest 2018, Karoline Gehrk. Cheia de personalidade e com resposta para todas as perguntas, ela mostrou que a escolha do seu nome não foi por acaso. E se a Oktoberfest é uma festa que mistura tradição e modernidade, que valoriza os costumes sem se desconectar dos tempos atuais, a Versar mostra tudo isso nas redes sociais. Três vídeos falando sobre a cultura, a gastronomia, os desfiles e os trajes típicos também estarão na timeline da @revistaversar a partir desta semana. Há, ainda a lista de lugares imperdíveis para conhecer em Blumenau durante a festa e aproveitar cada minuto na cidade. O conteúdo já está disponível no site da revista.
Outubro movimentado para a NSC Comunicação
Além da Oktoberfest, os veículos da NSC Comunicação acompanharão as outras festas de outubro que movimentam o Estado. Marejada, em Itajaí; Fenarreco, em Brusque; e Bierville, em Joinville, são eventos que ocorrem paralelamente à festa mais alemã das Américas com cobertura da TV, jornais, digitais e rádios da empresa. O desafio da cobertura destas festas é ainda maior porque neste ano elas coincidem com a cobertura eleitoral da NSC Comunicação, uma das prioridades da equipe de jornalismo em 2018.