Foto: Profissionais da NSC participam de treinamento sobre fact-checking. Divulgação | NSC.

No momento em que o debate sobre fake news ganha cada vez mais força, a NSC Comunicação investe em qualificar ainda mais o seu conteúdo em todas as plataformas. Acompanhando uma tendência mundial no mercado de mídia, a empresa catarinense realiza em 2018 uma iniciativa inédita no Sul do Brasil. Trata-se de um projeto de fact-checking (ou checagem de fatos), que será lançado em breve.

O trabalho de checagem consiste em aprofundar ainda mais a investigação jornalística, com base em uma metodologia que vem sendo aplicada em veículos de referência em todo o mundo. A intenção é esclarecer o público no que diz respeito à fundamentação de declarações dadas à imprensa, inclusive por fontes oficiais, além de desmentir boatos que se difundem com grande amplitude – as chamadas fake news – e até mesmo verificar a procedência de imagens que circulam nas redes sociais.

– Uma das principais contribuições que o jornalismo ético e de credibilidade oferece ao público é a possibilidade de tomar decisões mais acertadas por meio da informação. Esta é a nossa motivação ao investir em projetos como este, que qualificam o nosso conteúdo perante os catarinenses – destaca o diretor-geral de jornalismo da NSC Comunicação, César Seabra.

Para dar início ao projeto, um grupo de jornalistas da NSC, formado por profissionais de todas as mídias, participou neste fim de semana de um treinamento sobre a metodologia de fact-checking. O curso foi ministrado na sede da empresa, em Florianópolis, por Cristina Tardáglia, fundadora da agência Lupa. Criada no fim de 2015 e sediada no Rio de Janeiro, a agência integra a Rede Internacional de Fact-Checking (IFCN).

Nas próximas semanas, a NSC apresentará aos leitores, telespectadores, ouvintes e internautas todos os detalhes sobre o projeto e os conteúdos que serão veiculados com base no trabalho de checagem. A partir daí, a empresa catarinense também poderá obter a certificação da IFCN, atuando de modo integrado com redações de todo o mundo.