Ocorre nesta quinta-feira (28), em São Paulo, o lançamento do Comprova, iniciativa que reúne jornalistas da NSC Comunicação e mais 23 organizações de mídia do Brasil. O objetivo do projeto colaborativo é identificar e explicar rumores, conteúdo adulterado e táticas de manipulação que possam influenciar a campanha para as eleições presidenciais de outubro. A coordenação será da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
– Este é um passo importante tanto para qualificar ainda mais os profissionais da NSC na aplicação da metodologia de fact-checking, que já utilizamos no Prova Real, quanto para manter os catarinenses bem informados no período decisivo das eleições. E ter acesso a informação de qualidade será essencial para escolher os melhores candidatos – destaca o diretor-geral de jornalismo da NSC Comunicação, César Seabra.
O Comprova é inspirado em ações do First Draft Internacional, projeto desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Uma delas é o CrossCheck, sua iniciativa de colaboração jornalística premiada, realizada durante a campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017. Outros exemplos foram parcerias com agências de verificação de fatos nas eleições de junho de 2017 no Reino Unido e de setembro de 2017 na Alemanha.
A iniciativa brasileira vai monitorar peças de desinformação compartilhadas em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens privadas para fornecer relatos precisos. A coalizão desenvolveu o fluxo de trabalho, estabeleceu diretrizes e batizou o Comprova ao longo de uma série de reuniões desde o início de 2018. O projeto entra no ar em 6 de agosto, com um site oficial. Nas cinco semanas anteriores à estreia, a equipe vai trabalhar em atividades para engajar o público e consolidar a presença nos canais de mídias sociais e no WhatsApp.
Atuação da NSC
A NSC Comunicação vai colaborar com a expertise já adquirida no Prova Real, iniciativa de fact-checking(checagem de discursos) e debunking (desmitificação de boatos) da empresa. Lançado em março, o projeto já verificou declarações de autoridades como o presidente Michel Temer, os pré-candidatos à Presidência da República e representantes do governo do Estado. Os principais conteúdos do Comprova também serão publicados dentro da página especial do Prova Real.
Ao todo, 24 empresas participam da iniciativa: AFP, Band, Band News, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Povo, Poder 360, Piauí, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.
A coalizão tem apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar a iniciativa, além de oferecer treinamento e apoio técnico.
Acompanhe as novidades do projeto nos veículos da NSC Comunicação, reunidos no portal NSC Total.