População irá decidir os vencedores de cada categoria
A NSC Criciúma revelou no Jornal do Almoço desta sexta-feira (26) os finalistas do Prêmio Criciúma Faz Bem 2025 que busca reconhecer bons exemplos e promover ações relevantes na cidade. A entrega do prêmio ocorrerá na semana de comemoração do centenário de Criciúma, em novembro.
A votação já está aberta no g1 Santa Catarina, e o público terá que escolher entre os três finalistas de cada uma das seis categorias: Cultura, Esporte, Projeto Escolar, Projeto Social, Criciumense do Ano e ‘Antonietas’, que foi adicionada nesta edição para valorizar especificamente ações inspiradoras de mulheres da cidade. Os finalistas serão apresentados no Jornal do Almoço Criciúma e em reportagens especiais ao longo das próximas semanas.
Esta é a última premiação do calendário anual da NSC, que já realizou o Prêmio Viva Blumenau 2025 e os Prêmios “Faz Bem” 2025 em Florianópolis, Chapecó e Joinville. Este ano, a primeira premiação entregue foi no norte do Estado, no dia 29 de abril, com 1,7 milhões de votos contabilizados para definir os vencedores.
O Prêmio Criciúma Faz Bem 2025 tem o patrocínio de ….
Conheça os finalistas do Prêmio Criciúma Faz Bem 2025:
Criciumense do Ano
- Ana Paula Rabello: professora, ela descobriu o autismo quando adulta, e começou a falar sobre isso nas redes sociais, palestras, etc. Lançou um projeto de vôlei inclusivo. Ela tem animais de suporte e também fala sobre isso.
- Arquimedes Naspolini: escritor e historiador. Uma referência quando o assunto é a história da cidade. Nesse ano de Centenário ele tem sido fonte frequente de consulta. Tem 26 livros publicados e está lançando o vigésimo sétimo, justamente sobre o Centenário de Criciúma.
- Eliel Albino: voluntário, ele ajuda comunidades carentes e pessoas em situação de rua com abordagens pontuais ou projetos maiores, como arrecadações, festas, etc. É bem conhecido e procurado quando as pessoas precisam de algo imediato.
Antonietas
- Aline Eyng Savi: arquiteta, é cadeirante e por conta disso, o foco do trabalho é em espaços com acessibilidade. Também é palestrante sobre o tema inclusão.
- Cris Feijó: Policial civil, se dedica à defesa de crianças e adolescentes. Além da parte de atuação policial, também faz palestras, é bem engajada.
- Morgana Cirimbelli Gaidzinski: professora universitária, tem vários projetos voltados à educação ambiental. São dela iniciativas como os museus de zoologia que tem na Unesc e no parque, tem livros, é membro da Academia Criciumense de Letras.
Cultura
- Coral Shekinah: tem como maestrina uma mulher trans, Ághata, que é cabelereira. O coral é realizado no bairro Santa Luzia, com crianças em situação de vulnerabilidade.
- Gaveta Criativa: é uma iniciativa que promove e apoia a produção de projetos culturais para a formação e desenvolvimento de artistas e agentes culturais locais, através de oficinas e recursos.
- Grupo Cirandela: grupo artístico fundado em 2009, que se dedica à pesquisa e produção de trabalhos no cruzamento entre a música, o teatro e a literatura.
Projeto Escolar
- Brinquedoteca – EMEB Marechal Rondon: O lugar era uma casinha de madeira, usada antigamente como depósito, e a escola reformou para transformar numa brinquedoteca. Hoje é espaço de leitura e atividades pros alunos.
- GoSustentável – Escola Humberto de Campos: Os alunos criaram um site e app com dicas de preparo dos materiais, pontos de coleta de Criciúma e região para o descarte e também a própria coleta seletiva do município – com informações dos bairros, dias da semana e horários. Ainda contém uma aba para cadastro de empresas ou catadores individuais para serem pontos de coleta.
- Observador Mirim – Observatório Social: Alunos de 4º ano, que aprendem sobre deveres e direitos dos cidadãos, além de saber como funciona o poder público, tudo de maneira lúdica, com brincadeiras e jogos. Ao fim do segundo dia, as crianças recebem um certificado de observador mirim e uma lupa (símbolo do observatório).
Projeto Social
- Centro Educacional Pequeno Milagre: é uma entidade que busca desenvolver habilidades de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com diagnóstico Autismo Suporte Nível I, atendimento totalmente gratuito.
- Mercado Solidário: é um evento anual organizado por voluntários que visa arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza para instituições filantrópicas da cidade. Os voluntários ficam nos supermercados parceiros e solicitam doações aos clientes, que adicionam itens às suas compras para serem recolhidos na saída. Fundado em 2011.
- Seu Lixo, Meu Tesouro: faz o recolhimento lixo eletrônico na área da informática, para consertar e transformar em novos computadores. Depois, eles doam para escolas e crianças e adolescentes de baixa renda. Até o momento foram recuperados e doados 322 computadores.
Esporte
- Anjos do Futsal: é um projeto social e esportivo, idealizado pela Anjo Tintas, que visa formar cidadãos de bem através da prática do futsal para crianças e adolescentes. O programa começou em 2001 e tem parceria com a Unesc e prefeituras, oferecendo treinamento, participação em competições e incentivando os jovens a manterem bom desempenho escolar.
- Associação de Desporto Inclusivo (ADI): promove inclusão social através do esporte. Tem parceria com a Fundação Municipal de Esporte, faz busca ativa de pessoas com deficiência para que conheçam as modalidades e façam parte. Tem cerca de 100 paratletas e tem pouco mais de um ano.
- Projeto Tartaruga: oferece aulas de natação para adultos, na Unesc. São pessoas que têm doenças como depressão e diabetes, que são acompanhadas por professores e alunos, e estes estudam os benefícios da prática de natação para a saúde dos alunos. As aulas são de graça.