Programa sobre rotas de Santa Catarina vai ao ar na sexta-feira (23) no programa da TV Globo

No litoral sul catarinense, uma pedra que já aterrorizou os navegadores e provocou naufrágios, hoje é um paraíso para poucos e corajosos surfistas. É a Laje de Jaguaruna. A formação rochosa, a cinco quilômetros da costa, tem ondas que podem passar de 15 metros de altura. A equipe da NSC TV navegou nessas águas perigosas, acompanhou os surfistas e até mergulhou, para mostrar um pouco dessa grande pedra.

– Tudo que envolve a Laje de Jaguaruna é desafiador e o mergulho lá não foi diferente. É mar aberto. Até pessoas experientes passaram mal no dia do mergulho. E, pra piorar, a água estava turva e tinha muita, muita correnteza. A gente precisava se guiar pelo cabo da âncora e, em alguns momentos, a correnteza fazia com que a gente virasse cambalhotas debaixo d’água. Mas conseguimos! – destaca o repórter Jean Raupp, que encarou essa aventura.

Ainda no sul do estado, pela Rota da Aventura, a equipe enfrentou horas de caminhada em uma das trilhas mais bonitas do Brasil. Ao longo do trajeto, cercado por paredões que chegam a 700 metros de altura, paisagens de beleza única.

– A gente gravou muitas coisas legais para este Globo Repórter. Mas para mim, a parte mais desafiadora foi fazer a trilha do Rio do Boi, dentro do Cânion do Itaimbezinho. É uma caminhada de 14 quilômetros – ida e volta – sobre pedras irregulares e escorregadias e atravessando vinte vezes o gelado rio do boi – revela Von Dorff.

Jean e Ricardo fazem algumas das rotas mais encantadoras de Santa Catarina no Globo Repórter da próxima sexta-feira (23). Mais uma vez, a NSC TV mostra para o Brasil as riquezas do território catarinense, mantendo a parceria de longa data com o programa da TV Globo. Nos últimos anos, a NSC já produziu episódios que ressaltaram a serra, o litoral e, recentemente, o poder das águas.

A equipe do Núcleo Globo em Santa Catarina ainda pegou carona em um balão para voar entre e acima das nuvens na chamada meca do balonismo no Brasil. Na Rota Italiana passaram pelos Vales da Uva Goethe e entrevistaram personagens que ajudaram a fazer uma versão mais colorida e animada do tradicional carnaval de máscaras de Veneza – mas em terras catarinenses. Em Florianópolis, passaram pela Lagoa do Peri, uma das praias integrantes da Rota da Bandeira Azul e um santuário para as charmosas lontras.

– A NSC TV já levou para todo o país o litoral catarinense, a Serra, o Vale Europeu, o poder das águas termais. É um orgulho mostrar novas rotas para milhões de pessoas, o que só demonstra de Santa Catarina tem uma riqueza enorme – afirma Daniella Peretti, gerente-geral de telejornalismo da NSC.

 Chegando para cerca de 40 milhões de brasileiros, o Globo Repórter “Rotas de Santa Catarina” é uma produção da NSC TV. Neste ano, ao lado do Ricardo Von Dorff, Jean Raupp estreia na condução do programa. As imagens são dos repórteres cinematográficos Mateus Castro, Josué Betim e Luan Santiago. Apoio técnico de Maurício Veloso, Ricardo Barreto e Guilherme Henrique. A produção é de Vinícius Dias e Mário César Gomes. A arte e edição de arte são de Ben Ami Scopinho e Andreza Guerner. A edição de imagens é de Júlio Quadrado. A direção é de Mário César Gomes e a coordenação-geral é de Elaine Simiano.