Série aborda a importância de conseguir se despedir de certas situações para encarar novas fases da vida
Compreender as próprias emoções, ressignificar fatos e, assim, conseguir virar a página, iniciando um novo ciclo, esse é o mote central de ‘O Poder do Adeus’, especial que será exibido no Jornal do Almoço.
A série terá quatro reportagens especiais. No primeiro episódio, ‘Espelhos’, o destaque vai para a imagem que vemos diante de nós. Vamos conhecer o casal Jean e Cris. Juntos, eles perderam 91 quilos. Deixaram a obesidade no passado e, hoje, são fisiculturistas. E também a Selma, que desde muito cedo não se identificava com o próprio reflexo.
‘Sempre há tempo’ é o título do segundo episódio. Nele, a despedida a corpos que já não são mais tão jovens assim, mas que podem ser ressignificados. O Mário tem 69 anos e, respeitando os limites do próprio organismo, segue fazendo o que lhe dá prazer: participar de competições de natação. O Elói ficou triste depois da aposentadoria e, pra mudar esse cenário, resolveu iniciar uma faculdade, começou a correr e está fazendo parte até de um coral.
O penúltimo episódio, ‘Universo Particular’, mostra como o luto é encarado de forma própria e muito singular por cada um de nós. E como todo esse processo precisa ser respeitado e trabalhado. Rafael e Rejane perderam uma das filhas, aos cinco anos, vítima de um câncer. Já a avó de Nanda morreu depois de a neta ter cuidado dela por oito anos, durante o tratamento de Alzheimer.
O encerramento da série fica com o episódio ‘Propósitos’. Ioná, vítima de abuso sexual na infância, conseguiu ressignificar tudo o que aconteceu com ela, se tornando terapeuta e ajudando, em especial, mulheres vítimas de violência.
As reportagens contam ainda com participações de uma neurocientista, de uma filósofa, uma psicóloga e uma nutricionista que complementam as histórias que serão contadas.
“Na vida nos despedimos de muita coisa, o tempo todo. Esta série, é uma maneira muito respeitosa de fazer com que o nosso telespectador pense de uma maneira diferente sobre uma fase ou fases da vida que são inevitáveis, que são as passagens”, comenta Laine Valgas, que assina as reportagens.
“Vamos falar sobre temas sensíveis e fundamentais na vida de todos nós! É muito importante conhecer e trabalhar as próprias emoções pra, assim, tentar deixar a vida mais leve. Vamos levar ao ar um conteúdo que não se vê com tanta frequência na TV aberta”, diz Mário César Gomes, responsável pela direção e o roteiro da série.
Também participaram da produção, o repórter cinematográfico Josué Betim, o editor de imagem Júlio Quadrado, o editor de arte Taylan Pinto e os auxiliares técnicos Guilherme Henrique e Maurício Veloso.
A série ‘O Poder do Adeus’ vai ao ar de 04 a 07 de fevereiro, no Jornal do Almoço.