O mais tradicional telejornal do Estado, o Jornal do Almoço completa 40 anos na terça-feira (5) e terá edições locais especiais para celebrar a data. Em Florianópolis, o público poderá acompanhar o programa ao vivo direto do Mercado Público, com a presença de toda a equipe do telejornal. Em Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma, também haverá edição comemorativa.
Ao longo de sua trajetória, iniciada em 5 de novembro de 1979, o JA retratou a transformação de Santa Catarina, fez coberturas históricas, revelou personagens inesquecíveis e testemunhou os fatos mais marcantes desses 40 anos. A cada ano, o telejornal se renova, lança novos quadros, amplia seu tempo, busca maneiras de estar ainda mais próximo de seu público.
– Nós contamos histórias, noticiamos fatos, fazemos perguntas difíceis, levamos a quem deve resolver os problemas que as pessoas não sabem mais a quem contar. Já choramos com histórias tristes, já vibramos com muitas vitórias. É de perder a conta quantas vezes nos emocionamos nos bastidores ou ao vivo. A emoção é o principal ingrediente do nosso almoço porque fazer jornalismo exige emoção e paixão – resume a editora-chefe do telejornal, Luciana Corrêa.
Mário Motta, apresentador do JA há 33 anos, resume o espírito do jornal, sempre ligado aos assuntos mais relevantes das cidades catarinenses.
– Desde o início de sua caminhada histórica há 40 anos, o Jornal do Almoço vem desenvolvendo uma linguagem jornalística capaz de promover uma troca honesta e leal com nossas comunidades. O JA oferece diariamente informação, apoio às causas justas e entretenimento e as comunidades nos devolvem carinho, respeito, generosidade e audiência, afirma o jornalista.
O JA vai ao ar de 11h45 às 13h05 na região de Florianópolis, de segunda a sexta, e de 12h às 13h05 nas demais regiões do Estado e aos sábados. Sobre o programa especial no Mercado Público, em Florianópolis, o público poderá assistir direto do local. Em reportagens especiais, o programa vai voltar a fatos que marcaram a história do estado. Além da concentração no Mercado, JA também estará em outros pontos da cidade, com a participação de moradores.
Depoimentos
Rafael Custódio, apresentador do JA Joinville
“Ao longo dessas quatro décadas, o Jornal do Almoço se transformou num porta-voz da comunidade. Por aqui passam as reivindicações, os anseios, as dúvidas, os desafios, mas também as conquistas e os sonhos de quem nos assiste. Tenho a felicidade de acompanhar tudo isso, diariamente, há 14 desses 40 anos.”
Adriana Krauss, apresentadora do JA Blumenau
“Informação de qualidade e parceria para resolver as questões que afetam a população, a comunidade sabe que encontra isso no Jornal do Almoço todos os dias. A nossa equipe se sente muito útil e feliz em poder ajudar a construir um Vale do Itajaí e um Estado ainda melhores.”
Cleiton César, apresentador do JA Chapecó
“O JA representa o caminho mais curto na busca por soluções e respostas. É ainda a força da região, divulgando a cultura, produção e a economia que tanto faz prosperar nosso Estado”.
Denise de Medeiros, apresentadora do JA Criciúma
“O Jornal do Almoço é um amigo bem próximo, quase parte da família. Todo dia a gente entra em muitas casas do Sul do Estado e bate aquele papo. Estamos junto com os moradores para o que der e vier. Reclamamos juntos, cobramos juntos, mas também choramos, nos emocionamos e comemoramos. Sempre com aquela paixão e o compromisso com o jornalismo”.

Laine Valgas, Mário Motta e Edsoul Amaral durante a apresentação do JA Florianópolis -Créditos: Sarah Castro.

Em Criciúma, edição especial contou com o coral do bairro da Juventude no estúdio – Créditos: Mateus Castro.