Evento reúne mais de 60 atletas a partir das 9h deste sábado
Fruto da parceria entre a NSC e a Federação Catarinense de Basketball (FCB), o desafio 3×3 ocorre neste sábado (15), no Trapiche da Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis. Atletas das categorias sub-13 (masculino e feminino), adulto (masculino e feminino), master e celebridades participam dos jogos, que serão realizados das 9h às 14h, em duas quadras. O evento comandado pelo comunicador EdSoul terá 18 partidas. A abertura conta com apresentações de street dance, do DJ Monkey e de Negro Rudhy para animar os atletas e todo o público apreciador da modalidade.
Um dos esportes mais conhecidos e praticados no mundo, o basquete é uma modalidade que se adapta a diversos cenários. Um deles é a rua, que deu origem ao streetball e ao basquete 3×3: surgido na década de 1980, nos Estados Unidos, essa variação do jogo conta, como o nome já diz, com três atletas para cada time e possui regras e pontuação próprias. O jogo ganhou popularidade e, em Florianópolis, a FCB e a NSC promovem o Desafio Basquete Transforma SC.
Primeira edição
A primeira edição do evento, realizada em novembro do ano passado, contou com atletas de 10 a 70 anos de idade. Os vencedores foram o ADIEE/Avaí, na categoria feminina, e a Academia do Esporte, de São José, no masculino. Duas quadras foram instaladas para a realização dos jogos do evento – que teve transmissão ao vivo, para todo o Brasil, pelo site do Globo Esporte.
Projeto Basquete Transforma.
Com ações multiplataforma, na TV, nas rádios Atlântida e CBN e no digital, o projeto Basquete Transforma SC conta histórias de vida que são transformadas pela prática do esporte, além de contribuir para ampliar a adesão de jovens e adultos à modalidade por meio do estímulo à participação social e do envolvimento da comunidade em eventos esportivos.
Serviço
Data: sábado (15/04)
Horário: 9h às 14h
Local: Trapiche da Beira-mar Norte (Praça de Portugal)
Evento aberto ao público
SUGESTÃO DE BOX
Regras do jogo
Por ser uma variação do basquete, a modalidade 3×3 tem algumas diferenças. Conheça as principais:
- Equipe: três atletas e um reserva para cada time
- Quadra: 15 metros de largura e 11 de comprimento, um pouco menor que a tradicional, e com somente uma cesta
- Tempo de jogo: cada partida dura até dez minutos ou quando uma das equipes marcar 21 pontos; em caso de empate no tempo-limite, ganha quem primeiro marcar dois pontos na prorrogação
- Pontuação: arremessos de dentro do arco e lances-livres valem um, de fora valem dois
- Posse de bola: apenas 12 segundos, em vez dos 24 do basquete tradicional
- Faltas: não há limite de faltas individuais, mas podem ser cometidas até seis faltas coletivas