Telejornal terá programas especiais em regiões do Estado para um “partiu café” especial
Credibilidade e relevância são pilares históricos do telejornal que acorda com os catarinenses há 40 anos. Com quase meio século de dedicação ao jornalismo estadual, o Bom Dia Santa Catarina desenvolveu uma relação de proximidade com os telespectadores da NSC TV. Somente no último mês, 2,3 milhões de catarinenses diferentes assistiram ao programa, de acordo com a Kantar Ibope Media*.
Para marcar a data e se aproximar ainda mais do público, a equipe do BDSC preparou edições especiais em todas as regiões do Estado. A partir da próxima sexta-feira (8), durante sete semanas, uma cidade do Estado receberá uma equipe do Bom Dia Santa Catarina.
Lançado em julho de 1982, o telejornal passou a registrar desde as primeiras horas do dia os fatos relevantes em todo o Estado. Foi assim nas coberturas das enchentes em Blumenau (1983), na visita do Papa João Paulo II no Estado (1991), durante a passagem do Furacão Catarina (2004), no frio intenso que fez cair neve na Grande Florianópolis (2012), entre outras coberturas marcantes.
— Os assuntos prioritários do Bom Dia são sempre aqueles que estão acontecendo naquele momento. Costumamos dizer que “o Bom Dia SC é mais hoje e menos ontem”. A notícia ao vivo, aquilo que vai mexer diretamente com a vida de quem está começando o dia, é nossa prioridade sempre — afirma Carolina de Assis, editora-chefe do Bom Dia Santa Catarina.
As reuniões de preparação de cada telejornal ocorrem logo após o fim de cada edição e também no período da tarde. As equipes do Bom Dia SC cobrem quase as 24 horas do dia. O primeiro editor chega na TV às 3h30 e o último sai por volta da meia-noite. Na madrugada, além de confirmar todas as pautas definidas à noite, a equipe ainda atualiza tudo que foi notícia durante a madrugada. No ar a partir das 6h, o telejornal é alterado com frequência durante toda a exibição, sempre priorizando a informação de última hora.
— Eu chego na TV por volta das 4h e a primeira coisa a fazer é repassar o espelho do jornal. Na sequência vou para o camarim fazer cabelo, maquiagem e trocar de roupa para a apresentação. Às 5h45min já estou pronta no estúdio para repassar os últimos ajustes. Os catarinenses estão acordando conosco, e nosso papel é deixá-los bem informados antes deles saírem de casa — destaca Eveline Poncio, apresentadora do Bom Dia.
Referência em jornalismo ao vivo logo pela manhã, o Bom Dia Santa Catarina é o telejornal de maior duração da NSC TV, com 2h30 no ar, de segunda a sexta-feira. Focado em tudo que impacta o Estado, conta com análises dos comentaristas da NSC, participação do núcleo de esportes além da cobertura estadual com as equipes de jornalismo da NSC. E o público acompanha de perto, tanto que, 8 em cada 10 televisores ligados nas emissoras de TV aberta na faixa horária estão sintonizados no Bom dia Santa Catarina, impactando mais de 270 mil telespectadores por minuto*.
— O BDSC norteia o dia do público, traz a informação que ele precisa para começar bem o seu dia. Muito serviço, tempo, trânsito, o que é importante em todas as regiões do Estado. E, claro, também informações exclusivas e os assuntos que vão pautar a conversa daquele dia – analisa Daniella Peretti, gerente-geral de Telejornalismo.
Em abril deste ano, o telejornal recebeu Douglas Márcio como novo âncora, completando a apresentação ao lado de Eveline Poncio. A dupla da “madrugada” também estreou os novos cenários da NSC TV em Florianópolis, que recebeu um painel de LED com mais de três metros quadrados e uma composição cenográfica tecnológica e moderna. Douglas e Eveline entram na lista dos renomados apresentadores que ajudaram a consolidar a relevância do telejornal no Estado.
Um jornal em cada região
Para marcar as comemorações dos 40 anos, o Bom Dia Santa Catarina sai do estúdio para celebrar com os telespectadores. Durante os meses de julho e agosto, Douglas Márcio e Eveline Poncio visitarão, às sextas-feiras, as principais cidades do Estado para uma edição especial, seguida de um “Partiu Café” com o público.
– O Bom Dia é um jornal com notícias de Santa Catarina para os catarinenses, mas ele é feito nas cidades, nos bairros, é ali que as coisas acontecem. É por isso que estar ao vivo pelas nossas cidades vai ser tão legal e também uma oportunidade de conhecer ainda mais o nosso Estado e estar perto das pessoas – afirma Douglas Márcio, apresentador do Bom Dia.
*Fonte: Kantar IBOPE Media – Instar Analytics | Florianópolis (01/05/2022 e 31/05/2022) | Rat#, Shr%[TV Aberta] e COV% – Programa Bom dia Santa Catarina – Globo
Dados arredondados com uma casa decimal.
Contém dados projetados para a região de cobertura da NSC em Santa Catarina (7.130.247), que são de responsabilidade da mesma.
