Produção da NSC TV visitou diversas regiões do Estado e apresenta “O Poder das Águas” no tratamento de doenças e alívio de dores

Em mais uma produção da NSC TV em parceria com a TV Globo, Santa Catarina volta a ser destaque no Globo Repórter. O tema do programa é O Poder Das Águas. As águas termais ajudam no alivio de dores, são aliadas em tratamentos médicos e contribuem para o bem-estar das pessoas. Em solo catarinense, algumas regiões desfrutam de paraísos termais, que serão apresentados no Globo Repórter de sexta-feira, 25. O programa dá visibilidade, mais uma vez, às belezas e a à excelência de Santa Catarina. Em outros anos, já foram tema do Globo Repórter, o Festival de Dança de Joinville, a Serra, o Vale Europeu e o Litoral.

Para tratar da relevância e impacto das águas catarinenses, o programa revisitou a história do Brasil. Em 1814, o Rei Dom João VI despachou um regimento de soldados para se apossar do aquífero localizado em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Os enviados da corte entraram em confronto com os indígenas Bororenos, com muito derramamento de sangue até a conquista por Portugal. Em 1845, três décadas depois, o Brasil ganhou o primeiro Hospital de Caldas. Dom Pedro II e a imperatriz, Teresa Cristina, vieram para a inauguração.

O passado e o presente se encontram no “O Poder das Águas”, mostrando o potencial delas no tratamento de diversas doenças e dores desde 1800. A equipe da NSC TV em Santa Catarina acompanhou estudos inéditos de como a água termomineral de Santo Amaro da Imperatriz age no organismo amenizando dores e inflamações. A equipe também presenciou a prática do termalismo social oferecida em Santa Rosa de Lima e Santo Amaro da Imperatriz pelo Sistema Único de Saúde. Nas duas cidades, o tratamento ganhou protocolos científicos criados pelo departamento de saúde pública da UFSC.

– Nós fomos atrás de pesquisas inéditas e encontramos aqui em Santa Catarina essas pesquisas, que vão nos ajudar a mostrar como as águas do Estado tem potências e realmente colaboram em diversos tratamentos – conta Elaine Simiano, coordenadora Núcleo Globo em Santa Catarina.

O programa ainda visitou Balneário Piçarras para mostrar a Talassoterapia. Uma ação desenvolvida pela prefeitura na promoção da saúde da população usando, principalmente, a água do mar. Já em Piratuba, uma festa chamou a atenção pelo traje dos convidados. Eles se reúnem pra celebrar a maior riqueza da cidade. A equipe da NSC TV ainda viajou até a Bahia para contar como uma técnica simples de hidroterapia vem ajudando os moradores do Vale do Capão.

– A NSC, ao longo de seus mais de 40 anos de atuação e liderança em Santa Catarina, tem sido uma vitrine do Estado não somente para os catarinenses, mas também para o Brasil e o Mundo. Produzimos diariamente horas de conteúdo local de relevância para os catarinenses, e o Globo Repórter é a oportunidade de colocar uma lente no que temos de melhor, contribuindo para o turismo, o desenvolvimento e o protagonismo de SC – afirma a gerente-geral de Telejornalismo da NSC TV, Daniella Peretti.

O Globo Repórter desta sexta-feira (25) é uma produção da NSC TV com reportagem de Ricardo Von Dorff, imagens de Mateus Castro e Renato Soder, auxilio técnico de Maurício Veloso, dirigido por Mário César Gomes e coordenação de Elaine Simiano. O programa visitou as cidades de Balneário Piçarras, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Rosa de Lima, Piratuba, Palhoça e Vale do Capão no município de Palmeiras na Bahia. O Poder das Águas vai ao ar logo após a novela Travessia.

NSC

Divulgação/NSC.