Entrega acontece no sábado (9) com atrações culturais no parque Ramiro Ruediger
O Basquete Transforma SC segue levando a cultura do esporte pelo estado e a cidade da vez é Blumenau. Neste sábado (9) será reinaugurada a quadra da modalidade 3×3 no Parque Ramiro Ruediger. A partir das 10h será possível entrar no universo do esporte com apresentações culturais e um campeonato organizado pela própria comunidade, que agora passa a ter o espaço revitalizado para quicar a bola laranja.
Blumenau é uma das três cidades contempladas com a segunda etapa do projeto. Nela, o BTSC faz a revitalização de espaços destinados à prática do basquete dando uma repaginada no ambiente, como a pintura da quadra e a troca das cestas, para aproximar o esporte dos catarinenses.
No evento do Parque Ramiro Ruediger estão confirmadas as atrações DJ Nnay Beats, MC Felipe Segmento, MC Sergio Arrazão e Mc Príncipe Negro. Para aquecer os arremessos dos blumenauenses uma mini-quadra será colocada na sexta-feira (8) na praça do Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro. Nos dois eventos serão entregues brindes com o selo do projeto, para os participantes.
A primeira quadra revitalizada pelo projeto foi em Florianópolis, no Red Park. No dia 16 deste mês será a vez de Joinville receber um novo espaço ao lado da Associação dos Moradores do Bairro Itinga (Amorabi).
A Federação Catarinense de Basketball (FCB), patrocinadora do projeto, promove as iniciativas do Basquete Transforma SC em cidades onde já existam movimentos em prol do esporte. Em Blumenau não é diferente. A revitalização acontece ao lado do ginásio Galegão, local em que os times masculino e feminino da modalidade são destaques não apenas no Estado, mas também nas competições nacionais. Na última temporada as duas equipes foram vice-campeãs brasileiras.
– O basquete 3×3 tem uma cultura particular, totalmente vinculado ao basquete de rua e sempre penso que as iniciativas devem acontecer onde já existe uma cultura presente. O blumenauense tem esse sentimento de amor pelo basquete, com boa quantidade de praticantes e grupos que se encontram – comenta o ex-atleta de Blumenau e atual vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro.
Entre esses grupos de apaixonados pelo basquete está o Ramiro 3×3. Formado por 50 pessoas que vão desde crianças até idosos, eles praticam o esporte há cerca de 10 anos e há cinco se juntaram buscando melhorias para o espaço no parque. Durante o processo de revitalização, eles ganharam voz no projeto para que o espaço tenha mais a cara de quem já faz uso do espaço.
– Jogo o basquete 3×3 há 15 anos no parque e aquela quadra já estava ali antes de mim. A partir do momento em que ficamos sabendo da reforma, fizemos o contato com as entidades responsáveis para que pudéssemos dar nossas ideias e eles passaram a incluí-las na reforma. Assim quem ganha é a comunidade, que tem suas demandas atendidas e o basquete como um todo- explica o conferente Diego Roberto Barth, que faz parte do Ramiro 3×3.
De acordo com o secretário de esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier, o espaço não é voltado apenas para quem pratica a modalidade, mas sim para todos os cidadãos e os benefícios são em diversas áreas.
– Quem ganha é toda a cidade, pois tem em mãos um espaço adequado à prática de atividades esportivas que contribuem para a qualidade de vida. Além disso, o 3×3 também é favorecido por ter sua prática baseada na rua, despertando a socialização de forma mais democrática, já que envolve mais pessoas de diferentes grupos sociais sem qualquer contratempo. É um esporte que colabora para a construção de valores saudáveis junto à sociedade – destaca o secretário de esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier.
Mesmo vindo das ruas, o basquete 3×3 vem ganhando cada vez mais espaço mesmo sem perder as origens, se antes era considerado uma porta de entrada para a praticada em ginásios, hoje vem se profissionalizando em larga escala. Conforme dados do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Atualmente o esporte possui mais de 250 milhões de praticantes no mundo e a modalidade passou a ingressar os jogos olímpicos em 2017, com estreia em Tóquio no ano passado
Vidas transformadas pelo esporte
Desde outubro de 2021, o Basquete Transforma SC mostra para o Estado as potencialidades do esporte como agente de transformação social. A primeira etapa do projeto foi ancorada em reportagens multimídia que contaram histórias de vidas e comunidades transformadas pelo basquete.
Em vídeo, fotos, textos e áudio, o projeto trouxe relatos dos personagens que transformaram o esporte local em uma potência nacional. Na NSC TV, no programa Globo Esporte, as histórias foram contadas em cinco reportagens. No site do Globo Esporte, uma websérie de nove episódios deixou as histórias do basquete catarinense acessíveis de qualquer local do mundo.