A pandemia é o assunto implacável de 2020. Os impactos do novo coronavírus nos mais variados campos, da saúde à economia, impulsionam a busca por veículos de comunicação confiáveis, que prestam um serviço essencial à valorização da vida e à sustentação do mercado num momento de crise. Neste contexto, a NSC reafirma seu compromisso com o conteúdo de qualidade e seus esforços são corroborados por expressivos índices de audiência, segundo dados recentes.

Os números registrados nas plataformas digitais em março demonstram que a NSC tem sido a principal fonte de informação para os catarinenses. Os acessos ao NSC Total — o principal portal de notícias do Estado, que agrega veículos como DC, AN, Santa, Hora, CBN Diário, Itapema e Rádio Globo Joinville, além de iniciativas editoriais e produtos da empresa — cresceram, em média, quatro vezes na segunda quinzena. O aumento contribuiu para que o portal atingisse a marca histórica de 27 milhões de visualizações de páginas no mês, com 9 milhões de usuários.

A homepage do NSC Total teve o dobro de audiência a partir do dia 15. A média de crescimento foi de 50% entre os sites de jornais, chegando a 80% no caso do DC. O G1 SC seguiu as mesmas tendências do NSC Total: audiência quatro vezes maior, com o dobro de visualizações na página inicial. O portal estadual, que é ligado à NSC TV e conta com uma equipe própria de apuração e produção de notícias, ganhou três vezes mais destaque nas capas do G1 nacional e Globo.com. Assim, o time local contribuiu para alimentar infográficos e estudos divulgados em todo o país.

— Nosso digital está 100% dedicado ao leitor. Nossos repórteres, editores e colunistas se adaptaram rapidamente ao novo modelo de produção, em home office, e a recepção do catarinense está sendo fantástica. Os picos de audiência após anúncios oficiais e os excelentes números acumulados são fruto do nosso bom jornalismo, humano, ético e ágil — enfatiza Fabricio Vitorino, gerente de conteúdo digital da NSC.

Iniciativas editoriais — Para contribuir com a divulgação de informações relevantes para a população neste momento crítico, a NSC liberou o acesso ao conteúdo sobre coronavírus no site e no aplicativo do NSC Total para todo o público (assinantes e não-assinantes) desde 12 de março. O consumo mobile se sobressaiu: 8 em cada 10 usuários do portal o acessaram pelo celular no período em análise.

As reportagens mais lidas no mês trazem informações de serviço sobre o coronavírus (sintomas e tratamento de Covid-19, por exemplo) e repercutem decisões dos governos municipais, estaduais e federal. Opinião e análise também ganharam destaque. Prova disso é que a audiência do time de colunistas da NSC cresceu quatro vezes em média.

Diversas iniciativas de conteúdo contribuíram ainda para o aumento expressivo da audiência. Entre elas, estão o portal Juntos Por SC, que valoriza boas práticas do mercado nesta dura fase; o Painel do Coronavírus, um mapa com dados e atualizações constantes sobre o contágio no estado, resultado de uma parceria inovadora com o NSC Lab; e a publicação de conteúdos verificados na seção Prova Real, que integra o projeto Comprova no combate às fake news.

A audiência de todas as plataformas digitais da NSC é auditada pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Dados parciais divulgados pelo instituto apontam liderança absoluta do NSC Total em Santa Catarina. Outras plataformas que permitem observar a audiência também destacam o NSC Total como o portal de notícias mais acessado pelos catarinenses ao longo do mês.

Imagem: Logo NSC Total | Divulgação