A repórter atua na produção da grande reportagem na NSC, com prêmios nacionais e internacionais
Com uma carreira voltada para a área dos direitos humanos e sociais, meio ambiente e cidadania, a repórter da NSC Ângela Bastos abre o calendário acadêmico da UFSC com a Aula Magna “Atualidade e relevância da grande reportagem”, na quarta-feira (13), às 9h.
A jornalista que integra o jornal Diário Catarinense há 27 anos produz grandes reportagens no impresso, digital, tevê e rádio. Bastos desenvolve as histórias por meio de uma comunicação não violenta, uma de suas principais características ao abordar temas complexos.
“Eu sempre busquei pautar minhas reportagens a partir das histórias das pessoas e com isso dar visibilidade para diferentes realidades, especialmente quando em situação de vulnerabilidades” – diz Ângela.
Na UFSC, Ângela compartilhará com os acadêmicos de jornalismo a conexão de sua vida com a grande reportagem e detalhes de uma produção multimídia.
Para Samuel Lima, coordenador do curso de jornalismo da UFSC, a presença de Ângela Bastos é uma oportunidade para ampliar as discussões de sala de aula, justamente por utilizarem as matérias da jornalista no material didático do curso.
Ângela Bastos tem uma carreira prestigiada por grandes prêmios e organizações no Estado, no Brasil e no Mundo. Entre eles, a jornalista ganhou por dois anos consecutivos o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com as reportagens “As Quatro Estações de Iracema e Dirceu” (2016) e “Sozinhas, a história de Mulheres que sofrem violência no campo” (2017). Em fevereiro deste ano, foi vencedora do Prêmio ACI/Ocesc, na categoria Texto (“De volta pra casas”) e Audiovisual (‘Assalto ao trem pagador”).
“Para além dos Prêmios conquistados em sua brilhante carreira, o trabalho de Ângela é uma referência de jornalismo de qualidade, com padrão ético elevado e sempre conectada profundamente ao interesse público, às causas que servem à sociedade”, comenta Samuel.
A Aula Magna também receberá a jornalista Mariana Passuello. O evento será no Auditório do EFI (1º andar) e disponibilizado na internet pela TJ UFSC após a realização.